Naturalmente, quando escolhemos e compramos um sofá ou qualquer outro estofado para o conforto e embelezamento do nosso lar, procuramos nos primeiros dias cuidar da melhor forma possível. Por exemplo, o filhinho não pode comer e nem brincar em cima, o maridão não pode chegar do trabalho e sentar com a roupa da rua, a visita muitas vezes só vê a capa de proteção.

Porém, com o tempo infelizmente acontece o pior! Manchas disso e manchas daquilo começam a aparecer. A Galera passa a tomar conta e a tristeza também! Assim muitos optam por realizar uma higienização a seco, o que é mais indicado nessa situação. Mas uma das maiores dúvidas que as pessoas que contratam esse serviço é se todas as manchas vão de fato sair.

Como você pode saber se todas as manchas vão sair do seu sofá ou outro estofado?

Na verdade, basicamente, depende-se de três fatores:

O primeiro é o tipo de tecido. Quanto maior for a porcentagem de fibras naturais (algodão, linho, lã e seda) no tecido do estofado, maior será a sua sensibilidade a manchas, encardimento e desbotamentos.

O segundo é o tipo de mancha. Logicamente se cair cola, esmalte ou coisas semelhantes vai ser muito difícil ou praticamente impossível remover essas manchas, afinal de contas eles colam no tecido. Mofo é um grande problema porque ele é um fungo que discretamente danifica o tecido, tornando-o mais frágil com o tempo. Além disso, manchas de caneta, sangue urina e outras merecem consideração.

Já o terceiro fator é o tempo de exposição. Pra ficar mais fácil a explicação, vamos supor que um mingau caia no sofá, dependendo do tempo que fique ali, poderá facilmente transferir a cor, se for um tecido natural, ou até mesmo mofo em qualquer outro tipo de tecido. Nestes casos o tempo para remoção correta da sujeira será fundamental.

Portanto, a combinação do tipo de tecido, tipo de mancha e tempo de exposição determinará se a mancha será removida ou não.

O que você pode fazer para não ter esse problema?

Consequentemente, se não tiver crianças e animais na casa podemos higienizar nossos estofados uma vez por ano, agora se tiver criança ou animais diminui para seis meses essa necessidade. Outra observação interessante é higienizar imediatamente sempre que ocorrer um desastre inesperado no estofado. Dessa maneira você terá um estofado novo por muito tempo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>