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Limpador a seco

Ética e conduta

Leandro Karnal fala sobre ética em ambientes profissionais

Como se comportar no ambiente de trabalho? (Parte 1) | Boas Maneiras

Como se comportar no ambiente de trabalho? (Parte 2) | Boas Maneiras

Dicas Importantes de Conduta no Trabalho!

Recapitulando

  1. Pontualidade – A pontualidade é um aspecto muito importante e demonstra respeito às outras pessoas, seja seu chefe, colegas de trabalho, clientes e até mesmo amigos. A falta de pontualidade afeta diretamente a credibilidade e produtividade da empresa.
  2. Está sempre fardado, identificado e asseado.
  3. Conhecer e saber explicar bem cada produto, processo e serviço.
  4. Atenda bem a qualquer pessoa. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
  5. Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
  6. Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
  7. Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”.
  8. Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
  9. Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
  10. Diante de um cliente autoritário, que acredita ser dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.
  11. Nunca falar sobre os bastidores do trabalho ou empresa na frente dos clientes.